segunda-feira, 26 de setembro de 2016




SUPER BLOGGER DO MESTRE AIRTON GONÇALVES                        PEDAGOGO ESPECIALIZADO EM CIÊNCIAS EXATAS                                         MESTRANDO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA OU DOCÊNCIA EM NÍVEL SUPERIOR (FAMETRO)                                                                PEDAGOGO-FISCAL:  AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESTADO DO AMAZONAS PEDAGOGO: Colégio Militar da Polícia (CMPM IV - ÁUREA PINHEIRO BRAGA) – Zona Leste –  MANAUS


Questão nº 01
Cláudio recebeu  R$ 900,00 referente a um trabalho. Gastou 2/5 do valor com compras  e 1/3 do valor com roupas. Quanto sobrou?

Resolução Comentada

2/5 em compras =  900 x 2/5  =  R$ 360,00
1/3 em roupas    =  900 x 1/3  =  R$ 300,00
total de gastos                              R$ 660,00

Sobrou:  900 - 660 =  R$ 240,00     (
Opção A)


Questão nº 02
Maria recebeu R$ 1.200,00, referente a uma comissão que ganhou na venda de um imóvel. Ela gastou 1/3 do seu dinheiro com uma bolsa que comprou e ¼ do total com roupas. Da comissão que Maria ganhou ainda lhe restam.

Resolução Comentada

Gasto com a bolsa: 1/3 de 1200 = 1200/3 = R$ 400,00
Gasto com roupas:  1/4 de 1200 = 1200/4 = R$ 300,00
Restam : 1200 - 700 = R$ 500,00 (Opção C)


Questão nº 03
Foi realizada uma pesquisa sobre o local onde cada aluno da 5ª série A nasceu. Com as informações obtidas o professor construiu o seguinte gráfico de barras.     

Resolução Comentada

O problema quer saber qual tabela deu origem ao gráfico. Bastava o aluno compara as quantidades do gráfico com a tabela, nada mais, simples assim.
(Opção A)

Questão nº 04
João quer dividir u retângulo em 14 partes iguais e pintar 8 dessas partes, qual a fração equivalente a essa parte pintada?

Resolução Comentada

total de partes: 14
partes pintadas: 8

ou seja, 8/14 ÷ 2
Simplificando =  4/7 (Opção B)
                          
Questão nº 05
O professor de Matemática selecionou uma relação de 73 exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do bimestre. Ana já resolveu 3/5, Bernardo 2/7, Cláudio 4/8 e Dudu 6/10. Até o momento, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram:

Resolução Comentada

Bastava calcular a fração dada em relação ao total 73 para cada aluno, assim:
Ana = 3/5 x 73 = 219/5 = 43,8
Bernardo = 2/7 x 73 = 146/7 ≈ 20,8
Cláudio = 4/8 x 73 = 292/8 = 36,5
Dudu = 6/10 x 73 = 438/10 = 43,8
Dudu e Ana já resolveram a mesma quantidade.
Repare que 6/10 e 3/5 são  equivalentes  (Opção D)

Questão nº 06

A tabela mostra o número de carros vendidos, em certa concessionária, no primeiro trimestre do ano.   
Comentário: É uma questão puramente teórico-comparativa. 

23 + 18 = 41 (Opção C)
É correto afirmar que:  Foram vendidos 41 carros em fevereiro.

Questão nº 07

Gilda completou a “conta” com os números que faltavam. Cometeu erro na coluno dos:
Comentário: O aluno deveria relembrar a ordem que os numerais ocupam após a vírgula.




Resolução Comentada





Conta correta: 8,917 – 5,463 = 3,454 - Logo, o erro está na coluna dos décimos. (Opção B)

Questão nº 08

O número 2,54 representa 2 inteiros e 54____________

Resolução Comentada 

Comentário: Simples leitura do número decimal.
Resp: 2 inteiros e 54 centésimos. (Opção C)
pois divide-se por cem (254 /100)  -  para encontrarmos o resultado 2,54.


Questão nº 09

Veja, no quadro abaixo, a quantidade de doces vendidos por pela confeitaria Cabral. Nessa confeitaria os doces mais vendidos são:
Os doces mais vendidos diariamente, segundo a tabela, foram:

Resolução Comentada: 

Bastava visualizar as quantidades na tabela e conferir com as opções.
(Opção D) brigadeiro e cajuzinho.
Questão nº 10
Seja     . O valor de M é:
Resolução Comentada: 
Resolve-se a expressão acima seguindo-se as seguintes prioridades:  raiz, multiplicação, adição ou subtração, nesta ordem, assim:  (opção D)

Questão nº 11
Fazendo-se as operações indicadas em  0,74 + 0,5 – 1,5, obtém-se:

Resolução Comentada: 
Já nesta expressão poderíamos tanto adotar a soma quanto a subtração inicialmente que chegaríamos ao mesmo resultado.
Por questão de ordem adotaremos a soma primeiro:
 1º)  0,74 + 0,5 = 0,74 + 0,50 = 1,24
 2º) 1,24 – 1,5 =   – 0,26    (opção B)

Questão nº 12
 A área da região retangular mostrada acima é de 15m². Considerando que as medidas indicadas na figura estão em cm, pode-se afirmar que o perímetro do retângulo, em cm, é igual a:

Resolução Comentada   
                                      
Como: base x altura = área do retângulo                                                                   
(x + 3) . (x + 1) = 15,  (usou-se a propriedade distributiva, como já vimos, problemas anteriores)   
                                                                                   
x² + x + 3x + 3 = 15 

x² + 4x - 12 = 0 
Resolvendo a equação do 2º originada pelo enunciado, obtemos a raiz positiva 02.

x = 2, então e :   lado maior = x + 3 = 5 
                           lado menor = x + 1 = 3 


Perímetro = 2 . ( 5 + 3 ) = 16 m  (
Opção A)

Questão nº 13
A estrada que liga Recife a Caruaru será recuperada em três etapas .  Na primeira etapa , será recuperada  1/6  da estrada e na segunda etapa 1/4
da estrada . Uma fração que corresponde a terceira etapa é ?

Resolução Comentada:
Primeira etapa: 1 / 6

Segunda etapa: 1 / 4

1ª + 2ª = 1 / 6  +  1 / 4
Efetuando (com m.m.c), obtemos:

1a + 2a = 5 / 12

Para completar:    12/12 ( estrada inteira)
Falta                :    12/12 - 5 / 12 = 7 / 12

Então, a terceira etapa corresponde a :  7 / 12 da estrada. (Opção C)

Fim da resoluções discutidas relativas ao 1º bloco – continue seguindo o Blog e indique para seus amigos. A segunda parte será publicada posteriormente.
Obrigado, espero ter contribuído para sanar suas dúvidas.  Mestre Airton Gonçalves.

Fonte: mestreairtongoncalves.bloggerspot.com 

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