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BLOGGER DO MESTRE AIRTON GONÇALVES PEDAGOGO ESPECIALIZADO
EM CIÊNCIAS EXATAS MESTRANDO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA OU
DOCÊNCIA EM NÍVEL SUPERIOR (FAMETRO) PEDAGOGO-FISCAL: AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO
ESTADO DO AMAZONAS PEDAGOGO: Colégio Militar da Polícia
(CMPM IV - ÁUREA PINHEIRO BRAGA) – Zona Leste – MANAUS
Questão nº 01
Cláudio recebeu R$ 900,00 referente a um trabalho. Gastou 2/5
do valor com compras e 1/3 do valor com
roupas. Quanto sobrou?
Resolução Comentada
2/5 em compras = 900 x 2/5 = R$ 360,00
1/3 em roupas = 900 x 1/3 = R$ 300,00
total de gastos R$ 660,00
Sobrou: 900 - 660 = R$ 240,00 (Opção A)
1/3 em roupas = 900 x 1/3 = R$ 300,00
total de gastos R$ 660,00
Sobrou: 900 - 660 = R$ 240,00 (Opção A)
Questão nº 02
Maria recebeu R$ 1.200,00, referente
a uma comissão que ganhou na venda de um imóvel. Ela gastou 1/3 do seu dinheiro
com uma bolsa que comprou e ¼ do total com roupas. Da comissão que Maria ganhou
ainda lhe restam.
Resolução Comentada
Gasto
com a bolsa: 1/3 de 1200 = 1200/3 = R$ 400,00
Gasto
com roupas: 1/4
de 1200 = 1200/4 = R$ 300,00
Restam : 1200 - 700 = R$ 500,00 (Opção C)
Questão nº 03
Foi realizada uma pesquisa
sobre o local onde cada aluno da 5ª série A nasceu. Com as informações obtidas
o professor construiu o seguinte gráfico de barras.
Resolução Comentada
O problema quer saber qual tabela
deu origem ao gráfico. Bastava o aluno compara as quantidades do gráfico com a
tabela, nada mais, simples assim.
(Opção A)
Questão nº 04
João quer dividir u retângulo em 14 partes iguais e pintar 8
dessas partes, qual a fração equivalente a essa parte pintada?
Resolução Comentada
total de partes: 14
partes pintadas: 8
ou seja, 8/14 ÷ 2
Simplificando = 4/7 (Opção B)
Questão nº 05
O professor de Matemática selecionou
uma relação de 73 exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do
bimestre. Ana já resolveu 3/5, Bernardo 2/7, Cláudio 4/8 e Dudu 6/10. Até o
momento, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram:
Resolução Comentada
Bastava calcular a fração dada em
relação ao total 73 para cada aluno, assim:
Ana =
3/5 x 73 = 219/5 = 43,8
Bernardo = 2/7 x 73 = 146/7 ≈ 20,8
Cláudio = 4/8 x 73 = 292/8 = 36,5
Dudu = 6/10 x 73 = 438/10 = 43,8
Dudu e Ana já resolveram a mesma quantidade.
Bernardo = 2/7 x 73 = 146/7 ≈ 20,8
Cláudio = 4/8 x 73 = 292/8 = 36,5
Dudu = 6/10 x 73 = 438/10 = 43,8
Dudu e Ana já resolveram a mesma quantidade.
Repare que 6/10 e 3/5 são equivalentes
(Opção D)
Questão nº 06
A
tabela mostra o número de carros vendidos, em certa concessionária, no primeiro
trimestre do ano.
Comentário: É uma questão puramente
teórico-comparativa.
23 + 18 = 41 (Opção C)
É correto
afirmar que: Foram
vendidos 41 carros em fevereiro.
Questão nº 07
Gilda
completou a “conta” com os números que faltavam. Cometeu erro na coluno dos:
Comentário: O aluno deveria relembrar a ordem que
os numerais ocupam após a vírgula.
Resolução Comentada
Conta correta: 8,917 – 5,463 = 3,454 - Logo, o erro está na coluna dos décimos. (Opção B)
Questão nº 08
O número 2,54 representa 2 inteiros
e 54____________
Resolução Comentada
Comentário: Simples
leitura do número decimal.
Resp: 2 inteiros e 54 centésimos. (Opção C)
pois divide-se por cem (254 /100) - para encontrarmos o resultado 2,54.
pois divide-se por cem (254 /100) - para encontrarmos o resultado 2,54.
Questão nº 09
Veja, no quadro abaixo, a quantidade de doces vendidos por pela confeitaria Cabral. Nessa confeitaria os doces mais vendidos são:
Veja, no quadro abaixo, a quantidade de doces vendidos por pela confeitaria Cabral. Nessa confeitaria os doces mais vendidos são:
Os doces mais vendidos diariamente,
segundo a tabela, foram:
Resolução Comentada:
Bastava visualizar as quantidades na
tabela e conferir com as opções.
(Opção D) brigadeiro e cajuzinho.
Questão nº 10
Seja . O valor de M é:
Resolução Comentada:
Resolve-se a expressão acima seguindo-se as seguintes prioridades:
raiz, multiplicação, adição ou subtração,
nesta ordem, assim: (opção D)
Questão nº 11
Fazendo-se as operações indicadas em 0,74 + 0,5 – 1,5, obtém-se:
Resolução Comentada:
Já nesta expressão poderíamos tanto adotar a soma quanto a
subtração inicialmente que chegaríamos ao mesmo resultado.
Por questão de ordem adotaremos a soma primeiro:
1º) 0,74 + 0,5 = 0,74 + 0,50 = 1,24
2º) 1,24 – 1,5 = – 0,26 (opção B)
Questão nº 12
A área da região retangular mostrada acima é de
15m². Considerando que as medidas indicadas na figura estão em cm, pode-se
afirmar que o perímetro do retângulo, em cm, é igual a:
Resolução Comentada
Como: base x altura =
área do retângulo
(x + 3) . (x + 1) = 15, (usou-se a
propriedade distributiva, como já vimos, problemas anteriores)
x² + x + 3x + 3 = 15
x² + 4x - 12 = 0
Resolvendo a equação do 2º originada pelo enunciado, obtemos a raiz positiva 02.
x = 2, então e : lado maior = x + 3 = 5
lado menor = x + 1 = 3
Perímetro = 2 . ( 5 + 3 ) = 16 m (Opção A)
x² + 4x - 12 = 0
Resolvendo a equação do 2º originada pelo enunciado, obtemos a raiz positiva 02.
x = 2, então e : lado maior = x + 3 = 5
lado menor = x + 1 = 3
Perímetro = 2 . ( 5 + 3 ) = 16 m (Opção A)
Questão nº 13
A estrada que liga Recife a Caruaru será recuperada em
três etapas . Na primeira etapa , será recuperada 1/6 da
estrada e na segunda etapa 1/4
Resolução Comentada:
Primeira etapa: 1 / 6
Segunda etapa: 1 / 4
1ª + 2ª = 1 / 6 + 1 /
4
Efetuando (com m.m.c), obtemos:
1a + 2a = 5 / 12
Para completar: 12/12
( estrada inteira)
Então, a terceira
etapa corresponde a : 7
/ 12 da estrada. (Opção C)
Fim da resoluções discutidas relativas ao 1º
bloco – continue seguindo o Blog e indique para seus amigos. A segunda parte
será publicada posteriormente.
Obrigado,
espero ter contribuído para sanar suas dúvidas. Mestre Airton Gonçalves.
Fonte: mestreairtongoncalves.bloggerspot.com
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